A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), visando o aprimoramento da qualidade dos medicamentos homeopáticos que são comercializados no Brasil, dispôs para consulta pública uma proposta de revisão de 82 monografias da FHB (Farmacopeia Homeopática Brasileira).
A FHB é de uso obrigatório em farmácias e indústrias de medicamentos homeopáticos com o objetivo de impedir que problemas aconteçam como intoxicação, baixa resposta terapêutica e contaminação microbiológica ou química em produtos da área farmacêutica.
“Seguindo um modelo já conhecido e eficiente de consultas públicas, a ANVISA disponibilizou para discussão 82 monografias homeopáticas, sendo 46 de substâncias inéditas, abrindo oportunidade para debate e melhoria das monografias. Vale ressaltar a importância para a farmácia homeopática, que utiliza a farmacopeia como referência no processo de preparo dos medicamentos”, reforça o farmacêutico e tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus.
Vale ressaltar que poucos países no mundo possuem uma Farmacopeia Homeopática adotada oficialmente. Os poucos que se destacam são França, Índia, EUA, México e Alemanha. Para garantir a qualidade do medicamento homeopático consumido em todo continente, a Comunidade Europeia também está elaborando o seu compêndio.
Matéria Extraída do Portal Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário