Encontre aqui...

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Sexo a la Indiana

O que é o Kamasutra?
A arte do sexo

......Não existe no ocidente, algo parecido com o Kamasutra, e talvez por esta razão, a visão do sexo como uma arte, tenha que amadurecer muito mais por aqui.

......A repressão que sofremos em nossa sociedade, e a tendência que temos em nos sentirmos culpados internamente, faz com que a maioria dos ocidentais se privem de uma exploração mais aberta de sua sexualidade, sem tabus e preconceitos.

......Praticamente, tudo o que é oferecido em matéria de sexo no ocidente, e até em certos pontos do oriente que sofreram nossas influências, é a pornografia e manuais de sexo quase mecânicos, baseados apenas em encaixes mais anatômicos e técnicas que fariam qualquer um desistir antes de começar a praticá-lo.

......O oriente não considerava o sexo separadamente da espiritualidade ou religião. O ato sexual, tinha um lugar de honra e estava intimamente ligado à outras artes. Homens e mulheres estudavam o Kamasutra e textos similares, já que a arte e a literatura erótica era considerada normal dentro dos lares e sujeita à estudos sérios merecidos de muito respeito.

......Os parâmetros do comportamento sexual oriental, vão muito além da perspectiva limitada que temos no ocidente. O celibato, a monogamia e poligamia tinham um lugar reservado na cultura oriental e amplamente discutidos.

......O Kamasutra de Vatsyayama, escrito na Índia por volta do ano 2500 de nossa era ( ou A.C.), é um trabalho de filosofia, psicologia e ensinamentos hindus. Dividido em 7 partes, é um clássico guia da arte de fazer amor, e reflete os costumes sociais e sexuais dos tempos. Os ensinamentos incluem o uso de óleos, fragrâncias, comportamento entre mulheres e homens, diferentes maneiras de praticar o ato sexual, a arte de cortejar, casamento, afrodisíacos e massagens.

......O Kamasutra transcendeu o tempo, e hoje nos serve de inspiração para momentos de reflexão sobre o comportamento humano.

Equipe de jornalismo do Planeta Natural

Fonte:planetanatural.com.br

Uma visão de sexo diferente

......Porque as pessoas ficam tão entusiasmadas e mencionam a palavra sexo quando escutam a palavra tantra?

O sexo, propriamente dito, vende mais e está na cabeça de muitas pessoas apenas como mais uma coleção de posições diferentes que levam ao orgasmo.

......Tantra não é sexo. Tantra não é religião ou crença.

O verdadeiro tantra, é uma disciplina espiritual rigorosa e um vasto campo de estudos. O tantra é uma atitude onde existem práticas, no sexo, e em outras áreas da vida, que podem ser usadas como ferramentas. Muitas delas incluem métodos psicoterapeuticos, assim como filosofia e técnicas orientais (pranyama, mantra, yantra, etc).

O tantra trata a energia sexual como uma porta para a evolução espiritual, e não como algo a ser reprimido ou comentado como um segredo em voz baixa. É na realidade, o único caminho espiritual que diz que o sexo é sagrado, e não um pecado, jogam- se fora tabus e liberam-se as energias sufocadas pelo nosso modo de viver.......Reconhecendo e estimulando nossa espiritualidade sensual interior, descobrimos partes de nós mesmos que estavam adormecidas ou repreendidas. O tantra nos livra de culpa ou medo, e fronteiras culturais que nos limitam. No caminho tântrico o prazer, a visão e o êxtase são celebrados em vez de reprimidos, e engloba a beleza, a sensibilidade e a satisfação pelo ato de comer, beber, experimentar, cheirar e tocar. Ele engloba e enfoca todas as formas de expressão criativas, como a dança, massagem, artes marciais, artes plásticas, cura e a música.

......Nossa sexualidade é transportada do plano do fazer para o plano do ser. No sexo tradicional o que se busca é o orgasmo. No sexo tântrico o sexo não tem objetivo concreto, é apenas o momento presente de união harmoniosa e perfeita entre o homem e a mulher, uma saída para o amor incondicional, incluindo a mente, o espirito e o corpo.

......A experiência de transcender o espaço e tempo, ultrapassar a dualidade espírito e matéria, recuperar a unidade primordial, a realização de uma identidade de Deus-Shakti, Deusa-Shiva, e manifestações ou não do todo, constituem o mistério do tantra.

Esta é apenas uma introdução ao assunto. Outros aspectos do tantra serão abordados em nossos próximos artigos.

Equipe de jornalismo do Planeta Natural
Fonte: planetanatural.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário