Formas de Preparação dos Chás para Maneira Medicinal
Por Maceração:
Colocar de molho em água fria 1 a 2 colheres de chá das ervas frescas ou secas para cada xícara de água, por um período de 12 a 18 horas para as partes Tenras das plantas, e de 18 e 24 horas paras as partes mais duras, à temperatura ambiente. em seguida, aquecer tudo levemente, coar e beber , sem adoça-lo, 3 a 5 xícaras por dia.
Por Infusão:
Despejar água fervente sobre as ervas secas ou secas, na proporção de 1 a 2 colheres das de chá da erva para cada xícara de água; tapar bem o recipiente e deixar repousar assim por 5 a 10 minutos. Em seguida coar e tomar o chá, de preferência sem adoçá-lo, 3 a 5 xícaras por dia.
Esta forma de Preparo é indicada geralmente para as flores, as inflorescências e as folhas tenras, que liberam mais facilmente seus princípios ativos.
Por Decocção:
Esta forma de Preparo é indicada geralmente para as partes mais duras das plantas, ou seja, as raízes, as cascas, os Talos, as sementes, etc.., que liberam mais dificilmente seus princípios ativos.
Observações
a) Para o preparo dos chás, recomenda-se o uso de recipientes esmaltados, inoxidáveis, de vidro, de barro ou de louça, nunca de metal (alumínio, ferro ou estanho)
b) Na ausência de balança, pode-se usar a seguinte medida como auxílio: 1colher das de sopa de folhas verdes equivale, aproximadamente a 5 gramas e de folhas secas a 2 gramas.
c) Para gargarejos, inalações, compressas e outros usos extremos, a concentração dos chás deve ser mais forte do que para uso interno.
d) Se tiver que adoçar o chá, utilizar apenas o mel.
e) Devem-se preparar as quantidades a serem tomadas logo, nunca guardando-as por um período longo, e muito menos para o dia seguinte.
f) O uso contiunuo de um mesmo chá não deverá ultrapassar de 1 a 2 meses.
g) A dosagem para as crianças deve ser a metade das que foram indicadas, que são para adultos.
h) Os chás devem ser tomados longe das refeições (1 hora antes ou 2 horas após), com exceção daqueles que são estimulantes do apetite.
i) Para afecções catarrais, pulmonares, da garganta, resfriados e afecções febris, deve-se tomar o chá quente.
Cataplasmas:
As Cataplasmas atuam sobre a pele e órgãos subjacentes de forma semelhante à das compressas. Por serem geralmente frias, aplicam-se de preferencia sobre inflações em geral, feridas de difícil cicatrização e doloridas, contusões agudas, etc.
Modo de Preparo:
a) Aplicar as ervas frescas e bem limpas diretamente sobre as partes afetadas. Repetir a operação com ervas frescas aproximadamente 20 minutos após.
b) Aplicar as ervas frescas, bem limpas e amassadas (até adquirir uma consistência pastosa) diretamente sobre a Pele ou envoltas e tecido macio e fino. repetir a operação com ervas frescas aproximadamente 20 minutos após.
c) Na falta de ervas Frescas, envolver as ervas secas em tecido macio e fino, costurar em volta fazendo um saquinho, mergulhar em água quente, espremer e aplicar sobre as partes afetadas, em seguida cobrir com um pano de lã ou de tecido mais grosso e deixar atuar por 20 a 30 minutos.
Banhos:
Através dos Banhos de Ervas a pele é estimulada, purificada e massageada pelas substâncias contidas nelas. Todo o Organismo pode ser também beneficiado pelo efeitos calmantes, estimulantes, refrescantes, aromáticos, etc que as diferentes ervas possuem.
Modo de Preparo e Dosagem Normal

Sucos:
Os Sucos, obtidos de planta frescas, aproveitam muito mais as vitaminas, sais minerais e outras substâncias, que são destruídas pelo calor usado ao se fazer o chá.
Modos de Preparo
Os sucos podem ser Preparados em Centrífugas, no liquidificador ou manualmente
a) Se as frutas, hortaliças ou as ervas são suculentas, cortá-las em pequenos pedaços e usar a centrífuga.
b) se as ervas não tem muito líquido, cortá-las em pedaços pequenos, esmagá-las em um pilão até que sejam transformados numa pasta, para que em seguida coá-la, podendo-se, neste caso acrescentar uma pequena quantidade de água. No lugar do pilão, pode-se usar o liquidificador por um curto tempo, acrescendo-se também pequena quantidade de água para facilitar a operação.
Observações:
Os Sucos são muito ricos em vitaminas e Sais minerais, porém como a sua validade é curta, devem ser usados sempre frescos , nunca se deve prepará-los com antecedência.
Xaropes:
Usados quando se quer melhorar o sabor de certas ervas medicinais, para pessoas que possuem paladar sensível, crianças, etc. São indicados principalmente nas tosses, catarros, pulmonares, bronquites, etc.
Shampoo Fitoterápico
Faça um chá bem forte (para 250 ml de água use 3 colheres de sopa da erva desejada) e dilua em um vidro de shampoo neutro de boa qualidade e está pronto seu shampoo fitoterápico.
Não deixem de Aproveitar a Super Promoção do Mês de Março/2012 com consultas com 50% de Desconto e o Curso de Tarot que restam poucas Vagas!!!!
Acessem:
http://alquimyamistyka.blogspot.com.br/2012/03/promocao-curso-de-tarot.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário