A
diversidade da Wicca exprime-se nas práticas de diferentes pessoas ou grupos.
Encontramos indivíduos que se assumem como monoteístas, politeístas,
panteístas, e adeptos de tradições para quem Apenas a Deusa é importante, ao
lado de outras que dão o maior ênfase à polaridade, aos rituais e nomes de
divindades retirados de todas as religiões conhecidas (e por vezes mesmo de
obras fantásticas), nas mais variadas combinações cujos membros se relacionam
num clima de aceitação e harmonia.
Nas
grandes reuniões, como o Pagan Spirit Gathering realizado anualmente em
Winsconsin (E.U.A.) onde se juntam algumas centenas de pessoas, o
relacionamento pauta-se por respeito e aceitação.
Durante uma semana
realizam-se dezenas de rituais e workshops das mais diversas tradições sem que
haja o mais leve atrito «teológico». Pelo contrário, o que se nota é uma
constante curiosidade pelas crenças e rituais alheios e o desejo de partilhar e
conhecer diferentes vivências religiosas.
A
Wicca é comumente formada por uma tradição. Tradição é um método específico de
ação, atitude ou ensinamentos que são passados de geração para geração".
Na Wicca, a palavra Tradição tem um significado diferente: uma Tradição é um
conjunto específico de rituais, ética, instrumentos, liturgia e crenças.
Resumindo,
uma Tradição é um subgrupo específico dentro da Wicca. Hoje muitas pessoas
estão confundindo o que é uma Tradição da Bruxaria. Muitos afirmam que a Wicca
é uma Tradição, o que não é verdade! A Wicca não é uma "tradição",
mas sim uma Religião que possui diversas Tradições. Cada Tradição tem sua
própria estrutura, rituais, liturgias, mitos próprios que são passados de
praticante para praticante. Mas todas elas seguem o mesmo princípio filosófico:
-
A celebração da Deusa e do Deus através de rituais sazonais ligados à Lua e ao
Sol, os Sabás e Esbás;
-
O respeito à Terra, que é encarada como uma manifestação da própria Deusa. - A
magia é vista como uma parte natural da Religião e é utilizada com propósitos
construtivos, nunca destrutivos;
-
O proselitismo é tido como inadmissível A Filosofia, os ritos, as concepções
são muito diversas e radicalmente diferentes de uma Tradição para outra, com
frequência isso ocorre dentro de duas dissidências da mesma Tradição.
Às
vezes uma Tradição pode não reconhecer um iniciado em outra Tradição e por isso
é muito comum ouvirmos relatos de Bruxos que se iniciaram em duas, três ou
quatro Tradições distintas. Outras Tradições porém são mais flexíveis e acolhem
Bruxos de outras Tradições em seu segmento. Cada Tradição tem seu próprio Livro
das Sombras, contendo seus Ritos sagrados e idéias sobre a Divindade e é muito
comum uma Tradição afirmar que o seu Livro é o único descendente do primeiro
Livro das Sombras redigido.
Outro
ponto de divergência entre as Tradições relaciona-se à hierarquia. Algumas são
extremamente hierárquicas, enquanto em outras a hierarquia é inadmissível e
tida como tabu.
Algumas Tradições aceitam e incentivam seus membros à
praticarem a Bruxaria sozinhos, enquanto em outras é terminantemente proibido a
prática mágica de qualquer tipo fora do Coven e sem a supervisão do Sacerdote
ou Sacerdotisa. Isto ocorre porque na Wicca não existem nenhum dogma ou
liturgia fixa e na maioria das vezes o único ponto em comum que une as inúmeras
Tradições é a crença na Deusa, criadora de tudo e de todos e a supremacia Dela
em seus cultos.
Talvez seja esta ausência de coesão que tenha conseguido fazer
com que a Bruxaria sobrevivesse através dos século, depois de tantos massacres,
cruzadas e propagandas enganosas. E talvez seja esta mesma falta de coesão que
faça tantas pessoas se voltarem às práticas Pagãs, pois a
Bruxaria é uma
Religião adequada àqueles que sentem que sua forma de contatar o Divino é
demasiadamente individual para se adaptar às imposições e dogmas estabelecidos
pela maioria das Religiões.
PRINCIPAIS
TIPOS DE TRADIÇÕES DA WICCA
Por
necessidade, estas definições são gerais, pois cada Bruxo mesmo que faça parte
de uma Tradição específica poderia definir seu caminho como sendo diferente.
Tradição
1734: Tipicamente britânica é às vezes uma
Tradição eclética baseada nas idéias do poeta Robert Cochrane, um
auto-intitulado Bruxo hereditário que se suicidou através da ingestão de uma
grande quantidade de beladona. 1734 é usado como um criptograma(caracteres
secretos) para o nome da Deusa honrada nesta tradição.
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Alex Sanders |
A Tradição Alexandrina é
muito semelhante à Gardneriana com algumas mudanças menores e emendas.
Esta
Tradição trabalha à maneira de Alex e Maxine Sanders, que diziam terem sido
iniciados por sua avó em 1933. A maioria dos rituais são muito formais e
embasados na Magia cerimonial. É também uma tradição polarizada, onde o Sacerdotisa
representa o princípio feminino e o Sacerdote o princípio masculino.
Os rituais
sazonais, na maior parte são baseados na divisão do ano entre o Rei do Azevinho
e o Rei do Carvalho e diversos dramas rituais tratam do tema do Deus da
Morte/Ressurreição. Como na Tradição Gardneriana a Sacerdotisa é elevada
autoridade máxima. Entretanto, os precursores para ambas Tradições foram
homens.
Embora similar a Gardneriana, a Tradição Alexandrina tende a ser mais
eclética e liberal.
Algumas das regras estritas Gardnerianas, tais como a
exigência do nudismo ritual, são opcionais.
Alex Sanders intitulou-se a certa
altura "Rei das Bruxas", considerando que o grande número de pessoas
que tinha iniciado na sua tradição lhe dava esse direito. Nem os seus próprios
discípulos o levaram muito a sério, e para a comunidade Pagã no geral esse
título foi apenas motivo de troça, quando não de repúdio. Janet e Stewart
Farrar são os mais famosos Bruxos que divulgaram largamente a Tradição
Alexandrina em suas publicações.
Tradicional
Britânica: Uma Tradição com uma forte estrutura
hierárquica e graus. Os Rituais estão centrados na Tradição Céltica e
Gardneriana
Wicca
céltica: Uma Tradição muito telúrica, com enfoques
na natureza, os elementos e elementais, algumas vezes fadas, plantas, etc.
Muitas " Bruxas Verdes" (Green Witches) e Adeptos do Druidismo seguem
este caminho, centrado no panteão Céltico antigo e em seus Deuses e Deusas.
Tradição
Caledoniana (ou caledonni): Uma tradição que tenta preservar os
antigos festivais dos escoceses e às vezes é chamada de Tradição Hecatina.
Tradição
Picta: É uma das manifestações da Bruxaria
tipicamente escocesa. Na maioria das vezes é uma forma solitária da Arte. Seu
enfoque prático é basicamente mágico e possui poucos elementos religiosos e
filosóficos.
Bruxaria
Cerimonial: Usa a Magia cerimonial para atingir uma
conexão mais forte com as divindade e perceber seus propósitos mais altos e
suas habilidades. Seus Rituais são freqüentemente derivações da Magia
Cabalística e Magia Egípcia. Embora certamente, mas não de forma intencional,
este caminho é infestado freqüentemente por egoístas e pessoas inseguras que
usam a Magia Cerimonial para duas finalidades: adquirir tudo aquilo que querem
e atingir níveis mais altos para poderem olhar de cima. Estes atributos não são
uma regra em todos os Bruxos Cerimoniais, e há muitos Bruxos sinceros neste
caminho.
Tradição
Diânica: Algumas Bruxas Diânicas só enfocam seus
cultos na Deusa, são muito politicamente ativos, e feministas. Outras Bruxas
Diânicas simplesmente enfocam seu culto na Deusa como uma forma de compensar os
muitos anos de domínio Patriarcal na Terra. Algumas Bruxas Diânicas usam este
título para denotar que são "as Filhas de Diana", a Deusa protetora
delas. Há Bruxas Diânicas que são tudo isto , algumas que não são nada disto, e
outras que são um misto disto. A Arte Diânica possui duas filiais distintas:
- Uma filial, fundada no Texas por Morgan McFarland . Que dá o supremacia à Deusa em sua thealogy, mas honra o Deus Cornífero como seu Consorte Amado e abençoado. Os membros dos Covens dividem-se entre homens e mulheres. Esta filial é chamada às vezes "Old Dianic" (Velha Diânica), e há alguns Covens descendentes desta Tradição, especialmente no Texas. Outros Covens, similares na thealogy mas que não descendem diretamente da linha de McFarland, e que estão espalhados por todo EUA.
-
A outra filial, chamada às vezes de Feitiçaria Feminista Diânica, focaliza
exclusivamente a Deusa e somente mulheres participam de seus Covens e grupos.
Geralmente seus rituais são livres e não são hierárquicos, usando a
criatividade e o consenso para a realização de seus rituais. São politicamente
um grupo feministas. Há uma presença lésbica forte no movimento, embora a
maioria de Covens estejam abertos à mulheres de todas as orientações.
Tradição Georgina: Esta Tradição foi criada por George Patterson, que se auto intitulou como sendo um "Sumo Sacerdote Georgino". Quando começou o seu próprio Coven, chamou-o de Georgino, já que seu prenome era George.
Se há uma palavra que melhor pode descrever a
Tradição de George , seria "eclética".
A Tradição Georgina é um composto de rituais Celtas, Alexandrinos, Gardnerianos e tradicionais. Mesmo que a maior parte do material fornecido aos estudantes sejam Alexandrinos, nunca houve um imperativo para seguir cegamente seu conteúdo. Os boletins de noticias publicados pelo fundador da Tradição estavam sempre cheio de contribuições dos povos de muitas outras Tradições.
A Tradição Georgina é um composto de rituais Celtas, Alexandrinos, Gardnerianos e tradicionais. Mesmo que a maior parte do material fornecido aos estudantes sejam Alexandrinos, nunca houve um imperativo para seguir cegamente seu conteúdo. Os boletins de noticias publicados pelo fundador da Tradição estavam sempre cheio de contribuições dos povos de muitas outras Tradições.
Parece que a intenção do
Sr. Patterson era fornecer uma visão abrangente aos seus discípulos.
Ecletismo:
Um Bruxo eclético é aquele que funde idéias de muitas Tradições ou fontes.
Assim Como no caldeirão de uma Bruxa, são somadas elementos para completar a
poção que é preparada, assim também são somadas várias informações de várias
Tradições para criar um modo mágico de trabalhar. Esta "Tradição" que
realmente não é uma Tradição é flexível, mas às vezes carente de fundamento.
Geralmente, são criados rituais e Covens de estrutura livre.
Tradição das Fadas (ou Fairy Wicca): Há várias facções da Tradição das Fadas. Segundo os membros desta Tradição, seus ritos e conhecimentos tiveram origem entre os antigos povos da Europa da Idade do Bronze, que ao migrarem para as colinas e altas montanhas devido às guerras e invasões ficaram conhecidos como Sides, Pictos, Duendes ou Fadas. Uma Bruxa desta Tradição poderia ser ou trabalhar, mas não necessariamente:
-
Com energias da natureza e espíritos da natureza , também conhecidos como
fadas, Duendes, etc.
-
Homossexual Alguns dos nomes mais famosos desta Tradição são Victor e Cora
Anderson, Tom Delong (Gwydion Penderwyn), Starhawk, etc.
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Gerald B. Gardner |
Foi iniciado em um Coven de NewForest, na
Inglaterra em 1939. Em 1951 a última das leis inglesas contra a Bruxaria foi
banida (primeiramente devido à pressão de Espiritualistas) e Gardner publicou o
famoso livro"Witchcraft Today",
trazendo uma versão dos rituais e as tradições do Coven pelo qual foi iniciado.
Gardnerianismo é uma tradição extremamente hierárquica.
A Sacerdotisa e o
Sacerdote governam Coven, e os princípios do amor e da confiança presidem. Os
praticantes desta Tradição trabalham "Vestidos de Céu" (nus), além de
manterem o esquema de Seita Secreta. Nos EUA e Inglaterra os Gardnerianos são
chamados de "Snobs of the Craft"
(Snobes da Arte), pois muitos deles acreditam que são os únicos descendentes
diretos do Paganismo purista.
Cada Coven Gardneriano é autônomo e é dirigido
por uma Sacerdotisa, com a ajuda do Sacerdote, Senhores dos Quadrantes,
Mensageiro, etc. Isto mantém o linhagem e cria um número de líderes e de
professores experientes para o treinamento dos Iniciandos. A Bíblia Completa
das Bruxas (The Witches Bible Complete)
escrita por Janet e Stuart Farrar, como também muitos livros escritos por por
Doreen Valiente têm base nesta Tradição e na Tradição Alexandrina em muitos
aspectos.
Tradição
Hecatina: Uma Tradição de Bruxos que buscam
inspiração em Hécate e tentam reconstruir e modernizar os rituais antigos da
adoração à esta Deusa. É algumas vezes chamadas de Tradição Caledoniana ou
Caledonii. BRUXO
Tradição
Familiar ou Hereditária: Um Bruxo que normalmente foi
treinado por um ente familiar e/ou pode localizar sua história familiar em
outro Bruxo ou Bruxos. Os Bruxos Hereditários, ou Genéticos como gosto de
chamar, são pessoas que têm, ou supõem ter, uma ascendência Pagã (mãe, tia, avó
são os alvos mais visados). A maioria dos Hereditários não aceitam a
infiltração de outras pessoas fora de sua dinastia, porém algumas Tradições
Familiares "adotam" alguns membros, escolhidos "à dedo" em
seu segmento.
Bruxa
de Cozinha: Uma Bruxa prática que é freqüentemente
eclética, enfoca e centra sua magia e espiritualidade ao redor do "forno e
do lar".
Wicca
Saxônica ou Seax-Wicca: Fundada em 1973, pelo autor
prolífico, Raymond Buckland que era, naquele momento, um Bruxo Gardneriano. Uma
das primeiras tradições precursoras em Bruxos solitários e o auto-iniciados.
Estes dois aspectos fizeram dela um caminho popular.
Bruxo
Solitário: Uma pessoa que pratica a Arte só (mas pode
se juntar às festividades de Sabbat em um Coven ou com outros Bruxos Solitários
ocasionalmente). Um Bruxo Solitário pode seguir quaisquer das Tradições, ou
nenhuma delas. A maioria de Bruxos ecléticos são Solitários.
Tradição Strega: Começou ao redor na Itália em 1353. A história controversa sobre esta Tradição pode ser achada em muitos locais e em muitos livros. Arádia... Gospell of the Witches (Arádia...A Doutrina das Bruxas) é um deles.
Tradição
Teutônica ou Nórdica: Teutônicos são um grupo de pessoas
que falam o norueguês, fosso, islandês, sueco, o inglês e outros dialetos
europeus que são considerados "idiomas Germânicos". Um Bruxo
teutônico acha freqüentemente inspiração nos mitos tradicionais e lendas,
Deuses e Deusas das áreas onde estes dialetos se originaram.
Esta Tradição é praticada
hoje por aqueles que sentem uma ligação com os nórdicos e teutônicos e que
desejam estudar a filosofia e religiosidade da antiga Escandinávia, através dos
Eddas e Runas. Encoraja um senso de responsabilidade e crescimento espiritual,
freqüentemente embasados nos conceitos atribuídos aos nobres guerreiros de
tempos ancestrais.
Tradição
Asatrú: Teve suas origens no Norte da Europa e é
uma das facções das Tradições
Tradição
Algard: Uma americana iniciada nas Tradições
Gardneriana e Alexandrina, chamada Mary Nesnick, fundou essa "nova"
tradição que reúne ensinamentos de ambas tradições sob uma única insígnia.
Bruxaria
Tradicional: Todo Bruxo tradicional dará uma definição
diferente para este termo. Um Bruxo tradicional é aquele que freqüentemente
prefere o título de Bruxo à Wiccaniano e define os dois como caminhos muito
diferentes. Um Bruxo tradicional fundamenta seu trabalho mágico em métodos
históricos da tradição, religiosidade e geografia de seu país.
Bruxaria
Tradicional Ibérica: Uma bruxaria onde participam
pessoas que habitam a região que compreende a penísula ibérica, principalmente
Portugal e Espanha. Seus ancestrais adoravam os seus Deuses, com cultos diferenciados
entre tribos e regiões; eles amavam e respeitavam os lugares e espíritos da
natureza, colhiam e caçavam com bravura e respeito.
No passado a Península
Ibérica foi palco de influências de vários povos entre eles: os Fenícios,
Cartagineses, Suevos, Visigodos, Celtas (daí o rótulo de Celtibero, palavra que
representa mistura de povos Celtas e Ibéricos).
As divindades nunca se
mesclaram facilmente com as dos povos invasores. A adoração e o Ritual dos
Deuses tem a ver com a Arte Antiga, hoje chamada por uns de
"Tradicionalista" e claro, muito anterior à Wicca que vemos do autor
Gardner e outros decorrentes. Além disso, é sabido o quanto Gerald Gardner
percorreu por várias vezes a Espanha na busca do culto dos Antigos... e nunca os encontrou realmente, pois os
grupos de bruxos conhecidos por Aquellares e Coevas (covens) são fechados e o
que se fala para o exterior é cauteloso de acordo com as Leis Wiccans!
O
espírito religioso dos romanos baseava-se na importação dos Deuses das varias
regiões conquistadas. Podemos citar a Grécia como exemplo disso. Todos os
Deuses Gregos foram importados dando origem a Deuses Romanos de poder,
influência e semântica similares.
Os romanos também querendo absorver "os
poderes das tribos" conquistadas, apropriavam-se dos nomes dos Deuses
locais e os aplicavam conforme as conveniências em sua cultura, sem contudo
nestes Deuses romanos recém criados existir o verdadeiro sentido
mágico-religioso.

A Tradição dos ibéricos tem uma ancestralidade
reconhecida num vasto Panteão autônomo, quase livre de influências exteriores,
e nos variadíssimos vestígios históricos, que cada vez mais surgirão à luz dos
homens. Não poderíamos ficar allheios também da importância trazida pelas
culturas Fenícia, Cretense e Grega e cuja cultura resplandecente causou
assombro e respeito aos povos nativos ibéricos do litoral português com os
cultos de Baal Merkart e de Tanith de Cartago cultuada no seu local em Nazaré.
O Panteão Ibérico é rico e tribal. Os Deuses que compõem este panteão existem
nas antigas regiões da Bética, da Lusitânia e da Calaecia, e entre várias
Divindades, cultua-se: Endovélico - o Curador, Atégina - A Deusa Mãe, Trebaruna
- A Guerreira e Protetora, Bônconcios - O Guerreiro, Tongoenabiagus - O
Fertilizador, Tanira - A deusa das Artes, Nabica - A Ninfa das Florestas,
Aernus - O senhor dos ventos do norte, Brigantés - a Deusa guerreira . (Esta
divindade é resultante da influência dos povos do norte da Europa nas terras da
Ibéria - A qual não têm nada a ver com Briga ou Brigit dos druidas e muito
menos a ver com os seus cultos).
Os feiticeiros Ibéricos não seguem os atuais
calendários usados na Wicca, mas sim os calendários vivos que a própria
Tradição os ditou através dos tempos. Nesta Tradição há 3 Celebrações anuais
básicas: O nascimento, O Apogeu e o Rito aos Idos aonde visitamos o Rio do
Esquecimento, para cultuar seus antepassados. Na Tradição Ibérica o culto é
dirigido a uma só Deusa ou a um Deus e cada Divindade é adorada
individualmente, salvo algumas exceções, não se aplicando a ritualística de
Deusa e seu Consorte, tão difundida pela Wicca e não existe o conceito de
deuses infernais, nem duos ou trindades de Deuses.
Tradição
Galesa de Gwyddonaid: Uma Tradição Galesa Céltica da
Wicca, que adora panteão galês de Deuses e Deusas. Gwyddonaid, foi quem
grosseiramente traduziu a ignóbil obra galesa "Árvore da Bruxa (Tree Witch)" e propagou esta forma
de trabalhar magicamente.
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