Encontre aqui...

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Reconhecimento do Reiki pelo Ministério do Trabalho

O Ministério do Trabalho finalmente reconheceu o Reiki como profissão isolada!

Ele foi enquadrada dentro das atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana, recebendo o código 8690-9/01 da CONCLA (Comissão Nacional de Classificação), órgão responsável pela classificação de profissões e ligado ao Ministério do Trabalho e ao IBGE.

Esta é uma grande conquista para todos os terapeutas em Reiki no Brasil, já que sua profissão começa a ser reconhecida oficialmente (para fins de pagamento de impostos...). No entanto isto não protege a categoria das investidas de outras categorias profissionais (como está sendo o caso dos acupuntoristas e médicos...).
Para tanto, o próximo passo para um reconhecimento que proteja efetivamente aos profissionais da área deverá incluir uma formação medicina aceita e oficializada pelo Ministério da Educação e protocolos de direitos e DEVERES praticados por toda a categoria.

Vale alertar que a partir de agora, o terapeuta floral deverá providenciar seu Alvará de Licença e Funcionamento junto à Secretaria de Fazenda de seu município para garantia de seu pleno exercício profissional.

Relação das Terapias Complementares Reconhecidas pelo MT (Seção Atividades e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Humana):Acupuntura – Acupunturista – Aromaterapia - CromoterapiaDo-In – Reiki – Rolfing – Shiatsu - Terapia Indiana - Terapia Reinchiana - Florais

Para maiores informações, acesse: http://www.cnae.ibge.gov.br/ e digite o código 8690-9/01 no campo de busca.

domingo, 4 de abril de 2010

Cuidados e Precauções na Massagem

Apesar de ter inúmeras aplicações e vantagens, há que ter atenção especial na utilização da massagem, pois a sua prática pode não ser adequada para pessoas que tenham problemas de varizes, pele inflamada ou infectada, denotem algum estado febril, epilepsia, dores agudas ou persistentes, etc.


Para além de haver certas regras de massagem, também as há para a Não Massagem:


- Não massagear uma zona inflamada ou com lesões visíveis;
- Não massagear as cartilagens de conjunção das crianças;
- Não massagear um calo ósseo nem articulações com lesões;
- Não massagear o ventre das grávidas a partir do 3º mês;
- Não massagear um paciente com o estômago cheio ou bexiga cheia.


É sempre aconselhável a consulta ao seu médico assistente antes de fazer uma massagem, exceto se a massagem se destinar simplesmente ao relaxamento e não como uma forma de terapia complementar para o alívio de certo tipo de doença.

Relembramos que qualquer massagem em pessoas doentes deve ser sempre prescrita por um médico e executada por um terapeuta qualificado.

A prática da massagem traz inúmeros benefícios ao paciente, mas deve-se estar sempre alerta para eventuais perigos, nomeadamente em casos de abuso na sequência de tratamentos. Um tratamento deve ser correctamente planeado para permitir ao paciente o descanso necessário entre sessões. Como é costume ouvir dizer: "tudo o que é demais não presta!"

Como se Faz uma Massagem

A massagem faz-se, geralmente, com o paciente deitado, em decúbito dorsal ou ventral, numa maca de massagem. Contudo, há técnicas de massagem (manipulativas ou não) que são efetuadas com o paciente sentado, em pé ou mesmo deitado de lado. As técnicas a utilizar bem como a posição do paciente para a sua prática vão depender em grande parte do Tipo de Massagem a que se está a submeter.


Há, ainda assim, um certo conjunto de regras que devem ser respeitadas a fim de tornar a massagem uma experiência gratificante, única e repetível:


* Dê a massagem numa divisão sossegada e com temperatura agradável
* Utilize uma superfície firme mas confortável
* Tenha um lençol ou toalha à mão para cobrir a pessoa
* Se necessário, utilize uma almofada mole para a cabeça
* Mantenha um ritmo regular
* Se utilizar óleos para a massagem, certifique-se de que são adequados
* Não deite o óleo directamente na pele da pessoa
* Não continue a massagem se se sentir cansado ou ofegante
* Não use anéis, colares ou pulseiras quando fizer uma massagem
* Se utilizar música ambiente, certifique-se de que é relaxante
* Certifique-se que no final a pessoa não apanha correntes de ar frio


Devemos chamar a atenção para o seguinte: não há um tipo ideal de massagem nem um único tipo correto de massagem.


Se um paciente achar que a massagem não está a ser bem feita, podemos encontrar, no mínimo, estas três razões:


# O terapeuta pode estar a aplicar técnicas de massagem que podem não ser as mais indicadas para a situação em tratamento, ou por falta de um diagnóstico correto ou simplesmente por engano;


# O terapeuta não conseguiu detectar qual o verdadeiro problema da pessoa e tenta conseguir com a massagem aquilo que ele não consegue fazer, para não passar a imagem de desconhecimento ou incompetência;


# O terapeuta diz-se massagista, mas ou não sabe o que é a massagem ou está a usá-la para outro fim diferente do da promoção do bem estar integral.


Uma vez que a massagem é uma terapia de contacto, está obviamente sujeita a um certo grau de pressão sobre o corpo do paciente. A intensidade da pressão exercida é muito importante, pois vai influenciar o processo de reequilíbrio energético.

Para que Serve a Massagem

É amplamente aceite que a função mais eficaz da massagem é a descontracção do corpo e da mente, aliviando a tensão provocada no dia-a-dia. Contudo, e conforme a técnica utilizada e a velocidade e intensidade dos movimentos, a massagem também pode ser muito estimulante, ao invés de calmante: tudo dependerá do objectivo a atingir.


A massagem é uma forma de tocar o corpo com qualidade, proporcionando descanso em parte do corpo ou no corpo todo.


Em termos estritamente físicos, a massagem destina-se a melhorar os sistemas circulatório, muscular e nervoso e a ajudar também o corpo a assimilar os alimentos e a eliminar os produtos residuais. Em termos psicológicos e emocionais, os seus efeitos calmantes e tranquilizantes contribuem decisivamente para a melhoria do bem estar das pessoas.


Aqui ficam alguns dos benefícios que o paciente pode esperar de uma massagem:


- bem-estar imediato;
- melhoria do sistema circulatório geral;
- fortalecimento do sistema imunológico;
- diminuição da tensão;
- redução de ansiedade;
- tonificação muscular.

O que é Massagem?


"Massagem: s.f. fricção ou compressão da parte muscular ou de outras partes do corpo para obter resultados terapêuticos."


in Dicionário da Língua Portuguesa, 8ª Edição, Porto Editora


A palavra massagem deriva do termo francês "masser" que significa amassar.


Diz-se que a massagem é praticada no Médio e Extremo Oriente há pelo menos 5.000 anos. Hipócrates, o "pai da medicina", escreveu no séc. V a.c. que "para se gozar de boa saúde, é preciso tomar um banho perfumado e fazer uma massagem com óleos todos os dias."


A massagem não deve, contudo, ser encarada como um tratamento, por si só, mas sim como uma arte de terapia complementar.


A massagem:


- NÃO é um sistema completo de tratamento, pois estes constituem formas de terapia mais desenvolvidas, incorporando teorias acerca das doenças, métodos de diagnóstico e de investigação de problemas. A massagem pode ser, no entanto, utilizada como uma das técnicas complementares ao sistema, ainda que enquadrada no próprio sistema completo de tratamento. São os casos da Osteopatia, da Quiroprática ou do Ayurvedismo, onde a prática da massagem se reveste de uma enorme importância.


- NÃO é uma técnica de diagnóstico, pois estas pretendem detectar/despistar doenças ou outras disfunções psicossomáticas. A massagem pode ser, no entanto, utilizada como uma das técnicas complementares ao diagnóstico, funcionando assim como um catalizador para o bem estar geral do paciente. Incluem-se aqui os casos da Cinesiologia, do Iridologia ou da Auraterapia.


- É uma terapia complementar, pois não se propõe formular qualquer teoria ou diagnosticar o estado do paciente. Pretende simplesmente contribuir para a melhoria do estado geral de saúde do paciente, actuando como complemento às formas de tratamento convencionais e nunca como substituto. Incluem-se aqui, apenas como exemplo, os casos da Reflexoterapia, da Aromaterapia ou da Hidroterapia.


Uma massagem designada de "clássica" inclui 4 manipulações básicas:


* Deslizamento (movimentos lentos e ritmados)
* Fricção ou Pressão (movimentos pequenos e circulares)
* Batimento / Percussão (movimentos curtos, rápidos e ritmados)
* Amassamento (agarrar e amassar os músculos uns contra os outros)


Para além destas quatro manipulações básicas, ainda podemos encontrar outras formas de manipulação e alguns tipos de massagens que submetam o corpo à vibração.


A massagem é uma arte milenar de cura e auto-cura e tudo deve ter começado com as mãos, pois é com as mãos que naturalmente se alivia uma dor, pela fricção da zona dorida. Mas hoje em dia já existem outras formas de massajar o corpo sem ser exclusivamente com as mãos; a tecnologia já proporciona muitos instrumentos mecânicos / eléctricos de massagem.


Sendo uma arte tão antiga, não é de estranhar que possam existir várias Escolas e Estilos espalhados um pouco por todo o Mundo. Podemos, assim, perceber o porquê de existirem terapias de massagem tão diferentes umas das outras, apesar de algumas serem também muito semelhantes entre si.


Não devemos esquecer que a massagem é uma importante troca energética entre o terapeuta e o paciente, estimulando uma comunicação profunda baseada no equilíbrio e na harmonia, sendo muito mais que apenas uma série de movimentos sequenciais e ritmados.

Para Refletirmos

O TEXTO É BEM PEQUENININHO E INTERESSANTE P/PENSAR A RESPEITO...

" SER FELIZ OU TER RAZÃO ? "

Para reflexão...

Oito da noite, numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem. Percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado.

Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. Mas ele ainda quer saber: - Se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais... E ela diz: - Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!

MORAL DA HISTÓRIA:

Esta pequena história foi contada por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. Desde que ouvi esta história, tenho me perguntado com mais freqüência: 'Quero ser feliz ou ter razão?' Outro pensamento parecido, diz o seguinte: 'Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam." Passe este e-mail aos seus amigos, para ver se o mundo melhora...

Eu já decidi... EU QUERO SER FELIZ e você?

Administre Seu Tempo com Paixão

A paixão é algo muito interessante.
Diferente do amor, mas não há como estar isolada dele. Na verdade, segundo dicionário, ser apaixonado é estar entusiasmado, defender com paixão, enfim, é uma ampliação do amor. Quando estamos apaixonados, transpiramos o amor.
Esta transpiração envolve a alegria, realização a satisfação e a motivação.
Se você imagina que estou falando de relacionamento amoroso com outra pessoa, é aí que você se engana. Estou me referindo ao trabalho!
Quando somos apaixonados por nosso trabalho e amamos o que fazemos, somos mais realizados, atingimos melhores resultados, somos mais criativos, nos tornamos referência e nos diferenciamos e ainda possuímos uma melhor qualidade de vida.
Ser apaixonado por sua atividade não significa trabalhar demasiadamente. Ao contrário, significa trabalhar o tempo necessário de forma a não se sentir pressionado, insatisfeito, desgastado ou frustrado.
Quando você tem paixão pelo que faz você tem maior foco, logo, aproveita melhor seu tempo pois sabe utilizá-lo adequadamente e produtivamente.
Desta forma, você consegue dedicar mais tempo a você e para sua família.
A paixão pelo que se faz tem que estar aliada a paixão por sua família e pelas pessoas que lhe querem bem.
Evite pensar apenas em plantar hoje para colher amanhã. Colha os frutos disponíveis hoje e desfrute dos momentos agradáveis e únicos que foram oferecidos a você.
Assim como a perda de um prazo e atraso no trabalho podem trazer prejuízos irrecuperáveis e talvez fazer com que perca alguns clientes, a perda dos momentos com as pessoas que ama também pode ser irreversível. O primeiro passo dado ou a primeira palavra pronunciada por seu filho, caso você não esteja presente, não contará com sua participação desta vitória. Você poderá desfrutar de novos passos e da repetição das primeiras palavras, mas o momento da maior conquista você terá perdido.
Uma viagem de lazer adiada poderá demorar a ocorrer novamente pois sempre ficará em segundo plano.
Administre melhor seu tempo. Programe-se para desenvolver novos projetos, para realizar as ligações necessárias, para conquistar novos clientes, para superar desafios, para praticar um esporte, para ficar com a família, para realizar uma viagem, para passear etc.
Seja apaixonado por todos os momentos de sua vida e por todas as atividades que realiza. Seja grato pelas oportunidades em conquistar novas vitórias e desafios diariamente, bem como ter a oportunidade de jamais desistir das coisas que ama, administrando seu tempo de forma a desfrutar de cada momento com muita alegria, realização e motivação! Reprodução autorizada desde que mantidos os créditos e e-mail para contato.


________________________________
* WAGNER CAMPOS é Especialista em Marketing e Palestrante Motivacional em Vendas e Liderança. É Professor de MBA em Marketing e Vendas. Contribuiu com empresas como Ambev, Unibanco, Whirlpool Eletrodomésticos e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia". Contato para Palestras, Consultoria e Treinamentos F: (19) 3444.9599 –wagner@trueconsultoria.com.br - falecom@wagnercampos.com.br.

Reflexologia Podal



Os pés são uma das partes mais sensíveis do corpo, especialmente a dor.
O sistema nervoso, como um órgão de comunicação e coordenação no organismo, que permite o surgimento de múltiplas reações reflexas em nosso corpo.
A relação entre a superfície e o interior do corpo ocorrem em ambos os sentidos, ou seja, tanto através víscero reflexo cutâneo-visceral. A investigação médica começou a aparecer no final do século passado, têm progredido mais descobri que a dor ocorre não só se reflete na área localizada, se não muitas vezes reações ocorrem em áreas vizinhas. Devido à grande quantidade de comunicações do sistema nervoso vegetativo.
A manipulação precisa do pé zonas reflexas correspondentes aos órgãos afetados, física e mental e bem-estar que produz, agir de imediato, sendo hoje uma das mais pedidas centro de terapia especializada em qualquer massagem.
Como Realizar o Procedimento?
1º rim, ureter e bexiga, por substâncias tóxicas (ácido úrico) para dissolver a massagem completa. e também será removido do sistema, sem sobrecarregar a circulação. Portanto, esta é a parte do sistema, em que mais tempo deve ser colocado.

2 ° Cabeça, controle central de todos os órgãos

3º Gastrointestinal: fígado intestino e pâncreas, órgãos descontaminação e metabolismo. Que sua operação depende substâncias anabolizantes ...

4º Linfáticos: nós onde o trabalho do sistema imunológico e o bom funcionamento da linfa para a produção de linfócitos anticorpos.

5 ° TODOS OS OUTROS PONTOS SENSÍVEIS
Cada item deve ser massageado pelo menos 3 a 5 minutos. Em caso de doença aguda ao longo do tempo pode ser dobrado ou triplicado, sem qualquer medo. Cuidado apenas no fígado e na área reflete a espinha.



A posição do dedo tem que ser firme, mas continuamente flexão. Nunca, em posição rígida, nítidas e sem escorregar.


RESULTADOS DE MASSAGEM reflexologia podal: são lentas, mas muito eficaz. Eles devem ser aplicados com o bem-estar máximo, porque eles são a área mais sensível do corpo.
Eles podem ser aplicados diariamente.

Estética Corporal

Os tratamentos Corporais Estéticos têm como objetivo dar uma melhor definição aos contornos corporais através de redução de medidas, combate à celulite, flacidez, gordura localizada e todos os transtornos que comprometem a silhueta.

Para saber qual o melhor tratamento a ser seguido em cada caso, visto que não há duas pessoas iguais, se faz necessária a avaliação prévia, para que se possa ter base de qual programa de tratamento da Estética Corporal será utilizado.

Falaremos a seguir um pouco sobre cada tratamento, para que se saiba as maravilhas que a estética corporal pode fazer pelo corpo.



* Endermologia: Provoca hiperemia (aumento da circulação e absorção)

local, melhora a elasticidade, faz uma pressão negativa no tecido adiposo promovendo uma drenagem linfática e um tônus na tela cutânea.


* Ultra-som: Melhora a circulação local por aquecimento ou pelo atrito de ondas ultra-sonoras.

Equipamento que promove uma desfibrilização da gordura, facilitando o extravasamento do interior celular para o meio intersticial, ou seja, diminuindo o tamanho das células adipocitárias.




Faz a fonoforese (introdução de princípios ativos pela utilização das ondas sonoras), auxiliando no processo de cicatrização, muito utilizado nos pré e pós-cirúrgicos, celulites e gorduras localizadas.


* Corrente Russa: Utilizado para estimulação isotônica e isométrica, trabalhando fibras musculares, tonificando-as intensificando a sustentabilidade da malha cutânea depositadas sobre os músculos.


Usado para, entre outras coisas, flacidez muscular, drenagem linfática, relaxamento muscular, abdominais, levantamento de glúteos, etc...



* Termoterapia: Mantas térmicas, utilizadas na redução de medidas, facilitando a penetração de princípios ativos pela vasodilatação e pela permeabilidade cutânea. Também muito utilizado nos tratamentos de Thalassoterapia, Hidratação Corporal, nos protocolos de SPAs.



* Eletrolipoforese: Aparelho dotado de várias características que possibilita seu uso em vários procedimentos de ordem estética, principalmente celulites, gordura localizada, aumento da nutricão e irrigação tecidual, conseqüentemente, aumento do metabolismo local, melhorando a fisiologia da região a ser tratada, melhora as respostas de todas as manobras e uso de cremes de massagens.




























* Ionização de Superfície: Equipamento que consegue fazer uma desintoxicação no tecido corporal através de suas trocas iônicas em suas células. Com propriedades analgésicas, antiinflamatórias, vasodilatadoras e vasomotoras.



* Drenagem Linfática: Com finalidade de melhorar o fluxo linfático líquido circulante no organismo, que traz de volta, junto à circulação, retorno pobre em oxigênio e nutrientes.


Para isso a drenagem segue um padrão de movimentos suaves e contínuos, ajudando o retorno dessa linfa, cujas toxinas serão eliminadas pelas glândulas e órgãos excretores, voltando ao ponto de partida para se juntar a grande circulação e receber oxigênio e nutrientes. Por ela não ser bombeada pelo coração, o que determina sempre a sua movimentação, é a musculatura. Portanto, a drenagem auxilia no metabolismo e fisiologia de todo o organismo, especialmente nos pré e pós-cirúrgicos.



* Massoterapia: Muito parecida com a drenagem, mas o diferencia fica por conta de que aqui é permitido o uso de cremes ou óleos de massagem mesmo feita de movimentos iguais, mas deslizante, ao passo que na drenagem convencional não se desliza apenas bombeia-se a linfa. Usada em todos os casos de tratamentos corporais estéticos.



* Massagens modeladoras: Há uma gama de massagens modeladoras, seu intuito é sempre ser profundo de movimentos mais vigorosos movimentando a massa corpórea. Para isso existem várias técnicas nas quais são empregadas conforme a necessidade de cada caso ou protocolo a ser seguido.



* Massagens localizadas: Forma mais tradicional de massagem, levando-se em conta a área a ser trabalhada e sua necessidade de força somada ao movimento, normalmente envolve a musculatura e a massa corpórea, também no efeito analgésico e relaxante.



* Tratamento corporal ortomolecular: Tipo de tratamento que é mais específico ainda por se tratar das necessidades individuais de cada um, onde mediante um questionário, chega-se ao diagnóstico específico, só aí então será preparado um tratamento exclusivo de desintoxicação, redução de medidas, etc...



* Gomage Corporal:

Pode ser através de cremes ou cristais de sais. A técnica de exfoliação no corpo e face é necessária antes de qualquer procedimento estético para preparação da pele, retirando células mortas, ativando a circulação, para se tornar mais receptivas ao uso de cosmésticos. Excelente, sem dúvida, deixa a pele macia, brilhante e renovada em qualquer época ou ocasião.



* Tratamento com Gesso:

Essa técnica é usada para potencializar todos os procedimentos que necessitam de oclusão para uma melhor absorção dos ativos. Normalmente usado para tonificação de bustos e glúteos.















* Vinhoterapia:


O vinho tem propriedades antioxidantes, combate os radicais livres. Excelente nos procedimentos corporais e faciais, como máscaras, peelings, exfoliantes, termoterapia, etc...



* Crioterapia: Método eficaz no combate à flacidez. Tonifica a pele e anexos, normalmente em forma de géis, ou com argila.







Ainda há técnicas que clareiam ou douram os pêlos do corpo, o Banho de Lua Dourado, uma técnica segura, que deixa a pele macia e pêlos dourados com hidratação corporal. Para mãos e braços com manchas, pintas e envelhecidos, peles escamosas e ressecadas.

Também tem a Talassoterapia que é um tipo de hidratação com algas vermelhas, géis, cremes associados com as massagens e termoterapias. Ideal após inverno e verão. Corporal, com cera quente e materiais descartáveis.

A Estética Corporal ainda engloba a depilação e o bronzeamento artificial, que pode ser com máquina com lâmpadas de Ultra-Violeta ou obtido através de jato-spray de bronzeamento, como se “tingisse”a pele, com duração aproximada de oito dias.



Tem o Banho de Parafina com cera de parafina aquecida, onde se mergulha as mãos, formando uma luva de parafina que deixa as mãos super macias e hidratadas. Nos pés usa-se a exfoliação e a hidratação com termoterapia, aromaterapia. Normalmente, pode ser feios juntamente com outros procedimentos como, limpeza facial, reflexologia, etc...

Resumindo, são várias técnicas a serviço da beleza, não só reduzindo medidas, mas hidratando a pele e o corpo em geral, trazendo bem-estar e relaxando o corpo e mente.

AromaTerapia

Aromaterapia é a arte e a ciência de usar óleos de plantas em tratamentos. Aromaterapia é uma das técnicas mais antigas da história de práticas de cura. Os óleos essências de Aromaterapia são óleos extraídos de plantas da qual tem sido usado por milhares de anos antes da técnica de destilação de óleos ter sido descoberto.

Os óleos essenciais exercem uma influência sutil na mente e no corpo. Através da Aromaterapia, a cura pode ser feita de uma maneira gentil e natural. Uma qualidade importante dos óleos essenciais é a grande variedade de maneiras em que podem ser usados. Podem ser usados em massagens, já que é reconhecido como uma das formas mais importante de tratamento, também podendo ser usados em banhos. A água em si tem muitas propriedades terapêuticas, e quando combinado com os óleos essenciais, os óleos realçam o seu efeito. Também, podem ser usados como compressas, tanto quente como frio em circunstâncias diferentes. Os óleos podem ser misturados em cremes, loções para o corpo ou mesmo algumas gotas em seu travesseiro para ajudar a ter uma boa noite de sono.

Os óleos essenciais são absorvidos rapidamente através da pele. Mesmo se as essências forem usadas em cremes, loções para o corpo, banhos, compressas ou em massagens, uma boa quantidade da essência é inalada. O aroma sozinho tem um efeito sutil e real na mente e no corpo. É preciso ter cuidado quando usando os óleos essenciais. Quando são usados de maneira correta, são seguros. Alguns óleos são perigosos de se usar e devem ser tratados com muito cuidado.

Use uma quantidade pequena de qualquer óleo em qualquer tipo de tratamento. Para aplicar massagens, dilua 3% do óleo essencial escolhido em óleo vegetal. Por exemplo, use 3 gotas de óleo essencial para cada colher de chá de óleo vegetal. Para banhos, muito cuidado deve ser tomado, já que os óleos tendem à flutuar em vez de serem diluídos. Os óleos podem irritar a pele quando são usados em quantidades excessivas, dependendo do tipo de pele. A quantidade recomendável para ser usado em banhos é de somente 2 à 3 gotas. Óleos derivados de plantas picantes como a de Clove e Nutmeg, deverá ser evitado de serem misturados juntos. Quando preparando banhos para crianças ou bebês, não excidir mais de 3 gotas de óleo essencial. Lembre-se sempre de diluir qualquer tipo de óleo antes de serem usados em banhos. Para inalações, 1 gota de óleo essencial pode ser suficiente, e 3 gotas podem ser usado no máximo. Antes de preparar uma inalação, sempre experimente uma gota de óleo essencial primeiro antes de adicionar mais.

Reiki, a Energia que Cura através das mãos


Reiki é uma palavra japonesa que significa “Energia Vital Universal”.

O Reiki não é uma religião e nem uma crença. Ele abre novos caminhos para experiência espiritual e o aprendizado. Para receber a técnica do Reiki, a pessoa precisa passar por uma iniciação feita por um Metre de Reiki.

Essa iniciação é feita pela imposição das mãos em forma de uma concha, visualizando símbolos (secretos) entrando no corpo da pessoa. Em uma iniciação a pessoa que vai receber o Reiki, fica em uma posição confortável, com a coluna reta para facilitar a absorção de energias.

Geralmente durante as sessões muitos mestres de Reiki preferem ficar em silêncio para facilitar a conecção com seus mestres, seres superiores e outras energias. As posições são variadas trabalhado atrás da cabeça e na frente.

A duração de uma iniciação pode levar de uma hora a uma hora e meia, variando de mestre para mestre. Após esta iniciação a pessoa não precisa passar novamente por este processo para melhorar ou recuperar os seus canais de energia.

A pessoa passa por uma grandiosa transformação, se tornando diferenciada das outras. Esta transformação permanece por toda a vida.

Uma vez que você foi iniciado, a energia do Reiki é então, encaminhado através do corpo num passo correspondente à aquele que é necessário para a cura. O corpo humano ou animal, radia calor e energia. Essa energia é a força da vida chamadaCH’I. O que cura é a energia do Cosmos (Ki ou CH’I) que é direcionada pelas mãos do praticante. A palavra CH’I quer dizer “ar, respiração, vento, essência vital, energia ativa do universo…” CH’I ou KI é também a força vital da Terra, dos planetas, das estrelas, dos céus e das fontes de energia que afetam os corpos com a energia KI. A energia que sai das mãos do praticante de Reiki, é uma energia transformadora, trazendo o KI da Terra e dos Céus para dentro do corpo humano e animal.


Na energia vital do Reiki, a pessoa que está sendo inicializada, fica com todos os canais de energia abertos e limpos de obstruções pela inicialização do Reiki. Na prática do reiki, não há transmissão de nenhuma energia pessoal.


Confira Nossa Grade de Cursos Presenciais e EAD

Cursos Presenciais
http://alquimyamistyka.blogspot.com.br/p/cursos-presenciais-massoterapia.html

Cursos EAD

http://alquimyamistyka.blogspot.com.br/p/contato_23.html

Acupuntura Auricular, o que é?

Todos já ouviram falar em Acupuntura, mas e na Acupuntura na orelha, já?

A Acupuntura é uma técnica de cura milenar onde se utiliza finissimas agulhas em todo o corpo liberando energia e harmonia para todo o corpo e mente.

O mesmo acontece na Acupuntura Auricular, pois se olharmos nossa orelha ela tem a forma de um feto e assim temos pontos energéticos de todos os órgãos na nossa orelha, só que com uma diferença, não utilizamos agulhas e sim, simples sementes de mostarda.


O tratamento inicial é de quatro semanas e pode se estender conforme a gravidade da doença.

E assim como as orelhas têm todos os órgãos, o tratamento de acupuntura auricular é excelente para problemas de coluna, emagrecimento, problemas de estômago, intestino, depressão e outras doenças.

Confira Nossa Grade de Cursos Presenciais e EAD

Cursos Presenciais
http://alquimyamistyka.blogspot.com.br/p/cursos-presenciais-massoterapia.html

Cursos EAD

http://alquimyamistyka.blogspot.com.br/p/contato_23.html

Drenagem Linfática

Só se escuta falar na drenagem linfática para a redução de medidas. E realmente é verdade a drenagem linfática é uma massagem terapêutica que manualmente (sem nenhum tipo de aparelho) reduz as medidas do seu corpo e automaticamente auxilia na redução de celulite, que é um mal que atinge muitas pessoas, principalmente as mulheres.

Mas não é somente do benefício da redução de medidas e da celulite que a drenagem linfática é eficiente.

Até porque quando a drenagem foi descoberta, o seu objetivo era o da melhora do sistema circulatório, trazendo alívio para as dores nas pernas devido a inchaço, edemas visíveis e não visíveis, reumatismos e entre outros males. Ela também auxilia os nossos intestinos a funcionarem muito melhor.

E ao término de cada sessão o cliente nota muitas melhoras em seu corpo físico e há também o aumento da auto-estima, não só porque internamente ele está funcionando melhor, pois há também o aumento do sistema imunológico e isso faz com que o corpo trabalhe melhor.

Bem, a drenagem linfática é uma massagem terapêutica que trás milhares de benefícios, pois o seu corpo todo é massageado, além da redução de medidas que o cliente já nota na primeira sessão.

Cada sessão deve ter em média a duração de 1 hora a 1hora e meia de atendimento dependendo de cada caso.


Confira Nossa Grade de Cursos Presenciais e EAD

Cursos Presenciais
http://alquimyamistyka.blogspot.com.br/p/cursos-presenciais-massoterapia.html

Cursos EAD

http://alquimyamistyka.blogspot.com.br/p/contato_23.html

GeoTerapia - A Cura pela Terra

É da terra que retiramos nosso alimento, nossa água, nossa energia vital. Nas palavras do chefe índio Seattle, de nação Sioux, “tudo quanto fere a terra, fere também os filhos da terra”.

Como ciência do uso da terra, a geoterapia é sem dúvida uma das mais importantes técnicas terapêuticas da medicina natural. Está presente nos mais antigos tratados de cura popular e constitui uma técnica bastante difundida entre curandeiros e médicos famosos.

Hipócrates (c. 460-c, 377 a.C.), médico grego considerado o “Pai da Medicina”, freqüentemente utilizava a argila em seus tratamentos e ensinava seus discípulos como usá-la de maneira adequada. Encontramos essa prática mencionada na obra de médicos célebres como Avicena (980-1037), Averrois (1126-98) e Galeno (c. 131-c 201) além de cientistas e filósofos como Plínio (c.23-79 d. C), Aristóteles (384-322 a. C) e, mais recentemente, o Mahatma Gandhi, grande admirador dos efeitos curativos da terra. Hoje raramente encontramos uma clínica naturalista que não utilize a argila, sozinha ou associada a outros elementos.

Usos e costumes antigos

Os antigos egípcios utilizavam a argila como um dos componentes no embalsamamento das múmias e para a preservação de alimentos de origem animal. Na América, alguns grupos indígenas tinham por tradição “enterrar”seus doentes, que eram colocados de corpo inteiro, na posição vertical, dentro de um buraco cavado na terra. Apenas a cabeça era deixada para o lado de fora, e o doente permanecia assim, em contato com a terra, durante muitas horas. Esse tipo de tratamento era aplicado aos doentes terminais, à beira da morte.

Durante os ataques que sofreram dos Estados Unidos, os vietnamitas e coreanos empregaram o banho de argila para tratar queimaduras sérias, inclusive as provocadas por napalm. Ainda hoje no Japão a argila é utilizada para conservar, às vezes por vários anos, ovos e alimentos de procedência animal.

O homem e a terra

Universalmente, a terra é a matriz que concebe as fontes, os minerais, os metais. Da terra retiramos o nosso alimento, a nossa água - dela depende a nossa vida. Nada mais natural, então, do que utilizá-la como remédio.

Em filmes documentários, freqüentemente observamos cenas em que animais selvagens se untam de lama ou permanecem muito tempo mergulhados no lodo úmidos. Mesmo o nosso cão doméstico não dispensa seus “banhos de lama” sempre que tem oportunidade. Por instinto, os animais percebem a capacidade que a argila possui de manter seus corpos mais sadios e de livrá-los de energias malsãs.

A saúde e o bem-estar só podem existir quando o homem vive em harmonia com a terra em que habita, o que equivale a dizer que ele deve estar sempre em harmonia com as leis da natureza. Não podemos esquecer que a terra possui tudo o que necessitamos: sua utilização como medicamento é a mais natural das medicinas.

Por que a terra cura

Existem vários fatores que explicam o poder curativo da terra. Antes de mais nada, a existência de uma determinada composição química e geológica que, logicamente, varia muito de um lugar para o outro. Todas as terras e argilas, no entanto, possuem três componentes geológicos fundamentais: o quartzo, o feldspato e a mica, em quantidades diferentes segundo o terreno. Mas o que mais oscila em termos de quantidades são os componentes químicos; a sílica, o alumínio, o ferro, o cálcio, o potássio, o magnésio e o titânio são os mais comumente encontrados. A composição química e geológica da argila, porém, não basta para explicar suas qualidades curativas. Existe um outro motivo muito mais importante para que a terra constitua um agente terapêutico: a energia que ela contém.

A energia telúrica

Na verdade a argila não contém apenas um tipo de energia, mas três principais nela condensados. Como se sabe, os raios solares impregnam camadas superficiais do solo com energia calorífica e energia radiante, que ativam os cristais e os elementos desencadeando um processo dinâmico e vitalizador capaz de beneficiar o corpo humano. Outro tipo de energia é a telúrico-magnética, determinada pelo próprio campo magnético vibratório do planeta, que deixa a terra impregnada de uma força surpreendente. Mesmo a argila seca, sem nenhuma umidade, contém essa energia. Por fim, a terra possui sua própria energia, que é determinada pela região, pelo tipo de solo, pelas formações geológicas, idade das camadas, idade do solo, clima e resíduos vulcânicos, hoje infelizmente alterada pelos inevitáveis poluentes. Essa energia intrínseca é uma energia estrutural derivada da própria terra e de seus componentes - e não é fácil especificar sua natureza.

Para ilustrar o que acabamos de afirmar, podemos fazer uma analogia com as águas minerais, que, tendo a mesma composição química, possuem efeitos diferentes, de acordo com a região de onde provêm. Isso se deve a algum fator ainda desconhecido pela ciência oficial, mas sem duvida relacionado à energia vital de cada região.

Como a terra cura

Em contato com o corpo doente, a terra produz certas alterações que promovem a cura. Conheça os principais efeitos obtidos com a utilização desse tipo de terapêutica.

Troca de energia com a área afetada: quando aplicada externamente ou quando ingerida, a argila é capaz de absorver a energia perniciosa acumulada na área doente e transmitir sua energia de elevada qualidade vital. Assim, uma compressa fria de argila alivia a região em que foi aplicada e torna-se quente, pois absorve o calor da região doente. Nos casos de tumores malignos, o aquecimento da compressa é intenso. Isso se deve à passagem das energias malsãs do doente para a compressa, que funciona como uma espécie de “mata-borrão” energético, ao mesmo tempo que fornece energia de boa qualidade.

Equilíbrio térmico: o equilíbrio de temperatura ocorre graças ao efeito dissipador de calor produzido pela compressa de argila fria. Esse efeito é bem conhecido na hidroterapia.

Ação vitalizante: esse efeito é mais claro no uso interno da argila, que fornece a sua carga energética ao organismo mesmo quando ingerida em pequena quantidade, como em geral é recomendado. A ação neste caso é do tipo “homeopático”, pois torna o organismo mais saudável e dinâmico.

Ação anti-radiativa: a capacidade anti-radiativa da argila foi recentemente descoberta, graças à observação de que objetos contaminados por radiatividade, ao entrarem em contato com a lama, perdem a radiação em pouco tempo. Embora não seja uma propriedade aceita por todos os cientistas, sabemos que a argila tem a capacidade de absorver energias estranhas ao organismo, como é o caso da radiação proveniente das explosões nucleares que se precipita da atmosfera sobre o planeta.

Alguns usos específicos

São muitos os benefícios do tratamento com a argila, aplicada em compressas frias ou quentes.

Compressa abdominal fria

Seu principal efeito é a restauração do equilíbrio térmico devido à dissipação do excesso de calor acumulado na área abdominal. A alimentação excessivamente rica em carboidratos (açúcares), carnes, conservas, gorduras, laticínios, ovos, frituras, temperos fortes e aditivos produz a dilatação do intestino, fermentação, gases, irritações e inflamações crônicas.

A compressa de argila fria elimina esses problemas, favorecendo não só a região dos intestinos como todo o organismo, que sofre com a má digestão. Assim, o tratamento é útil contra doenças crônicas e degenerativas, como o câncer em todas as suas formas. É indicado também no tratamento auxiliar do diabetes, do reumatismo, do excesso de ácido úrico, da gota, artrite, artrose, arteriosclerose e diversos distúrbios metabólicos. Tem poderoso efeito no combate às doenças crônicas do fígado, como a hepatite crônica e a cirrose. Mesmo na hepatite aguda é um recurso valioso. É indicado parra a má digestão, azia, doença do pâncreas, a falta de enzimas digestivas, colite, diarréias crônicas, enjôos, vômitos, enxaquecas e cólicas intestinais.

Para esse tratamento a compressa deve ser grande, com 5 cm de espessura, no mínimo.

Em casos agudos, a compressa deve ser aplicada de 3 em 3 horas, renovada a cada aplicação. Nos casos crônicos, diariamente durante 2 horas, por mais de 60 dias, de preferência antes de dormir. O estomago deve estar vazio (aplicar com um distancia mínima de 4 horas da ultima refeição). Certas pessoas, no entanto, obtém melhores resultados aplicando a compressa pela manhã, em jejum, e alimentando-se 2 horas após a aplicação.

Compressa fria abdominal completa, em cinta

Nesse caso a compressa circunda toda a região abdominal e as costas, como uma cinta grossa. Tem as mesmas indicações que a compressa abdominal simples, mas, por atingir também os rins e a parte inferior da coluna, é eficaz contra as infecções urinárias e renais, retenção de líquidos, incontinência noturna da urina, cistite e rins fracos.

Devido à sua ampla ação é recomendada contra a psoríase e o eczama, além de produzir efeitos contra o lumbago e a ciática. Muito eficiente na obesidade, principalmente quando o problema é acompanhado de inchaços e retenção de água com elevação de pressão arterial. Deve ser lembrada como tratamento no combate à pressão alta de qualquer natureza.

A cinta abdominal deve ser aplicada pela manhã, em jejum, durante 3 horas. O tempo de tratamento não deve ser inferior a 30 dias nem superior a 60, podendo ser repetido após um intervalo de um mês.

Compressa torácica fria

Tem efeito poderoso nas doenças dos pulmões, do coração, dos vasos (artéria e veias) torácicos, do timo, da coluna vertebral e das glândulas mamárias. É particularmente notável no tratamento da pneumonia aguda e crônica, tuberculose pulmonar, enfisema, crise aguda de asma brônquica, catarro pulmonar, angina do peito, como preventivo do enfarte do miocárdio, de tumores nos pulmões, nos brônquios e na traquéia. Também atua nos casos de dores torácicas, dificuldades respiratórias, derrame pleural, tabagismo (para desintoxicar os órgãos torácicos), taquicardia, palpitações, nódulos benignos e câncer de mama em qualquer estágio, infecções das mamas (mastite), produção insuficiente de leite. Também é eficiente nos casos de torcicolos e nevralgia intercostal. Não deve ser aplicada quando o doente está sensível ao frio local, quando está extremamente debilitado, quando existem feridas abertas no tórax (exceção para o câncer externo) ou, ainda, no caso de herpes-zoster e em todas as situações em que o contato do tórax com o frio é contra-indicado.

Nos casos agudos, a compressa deve ser grossa e permanecer sobre o local por cerca de 1 hora por dia até que o problema desapareça.

Nos casos crônicos, pode ser um pouco mais fina (aproximadamente 4 cm)e permanecer por 2 horas diárias. Faça o tratamento pelo tempo mínimo de 3 semanas, repetindo-o por 6 vezes, sempre com um intervalo de 30 dias entre um e outro.

Compressa pélvica fria

Esta é uma compressa de formato triangular, de cerca de 4 cm de espessura, que deve ser colocada sobre a região pélvica e ajustada na região períneo, de forma a atingir a área do cóccix. O doente deve estar deitado, sem roupas.

A compressa pélvica é útil contra todos os tipos de câncer e de tumor do baixo ventre, da bexiga, próstata, reto, ovário, útero. Indicada nos casos de fibroma, cólicas menstruais, hemorragias, corrimentos vaginais, cistos, alterações do ciclo menstrual, hemorróidas, pólipos do períneo e dores em geral nessa região. Não pode ser usada nos casos de doenças venéreas, feridas abertas, sífilis, e quando sua aplicação determina uma piora do caso.

Em geral é aplicada antes de dormir, 30 minutos, por 21 dias seguidos.

Compressa pélvica quente

É confeccionada e colocada da mesma maneira que a compressa fria, mas seu tempo de aplicação não deve ultrapassar 10 minutos. A temperatura precisa ser um pouco abaixo da que o doente pode suportar. Deve ser aplicada no máximo durante 3 dias, mas em geral uma única aplicação é suficiente. Indicada para as cólicas menstruais (às quais a compressas fria não trouxe alívio) e para processos infecciosos, funcionando como analgésico. Também pode ser usada com cuidado em casos de furúnculos e abscessos na região. O contato com os órgãos genitais precisa ser feito com muita cautela para não provocar queimaduras.

Compressa de cabeça ou capacete frio

Esta compressa deve ser moldada de modo a formar um capacete da testa até a nuca, cobrindo as orelhas. É muito eficaz nas crises de dor de cabeça, desde que não estejam ligadas à pressão alta. Também é útil na sinusite, otite, rinofaringite e nevralgia do trigêmeo. Sua aplicação tranqüiliza o sistema nervoso. O emprego mais notável, no entanto, é no tratamento de tumores benignos e malignos intracraniamos.

A compressa deve ser feita diariamente, por cerca de 30 minutos, durante 30 dias seguidos. Nos casos crônicos, a aplicação deve ser repetida por 6 meses, sempre com intervalo de 10 dias entre uma e outra. Nos casos agudos, em geral basta uma única aplicação. Antes de colocar a compressa, aconselha-se a molhar os cabelos com água fria. É preciso manter a compressa bem colada ao couro cabeludo.

Compressa fria para o pescoço

Esta compressa, que cobre todo o pescoço, é indicada nos casos de amigdalite aguda e em todos os problemas de tiróide, em especial o hipotireoidismo, o hipertireoidismo e as inflamações tireoidianas.

Nos casos agudos, o tempo de aplicação não deve superar 1 hora, durante 3 dias ou mais, até que desapareçam os sintomas. Para os casos crônicos, a aplicação deve ser de 2 horas diárias durante várias semanas; depois, dê um intervalo de uma semana antes de recomeçar. Nesse caso, a compressa não precisa ser muito grossa, apenas de uns 3 cm.

Aplicação de argila nos pés

A pasta de argila, nesse caso, deve ser quase líquida e quente (o máximo que se conseguir suportar), colocada num recipiente não metálico em que os pés possam ser mergulhados. É muito útil nos casos de gripes, resfriados, dores articulares nos pés e pernas, reumatismo dos membros inferiores e amigdalite; nesse último caso, pode ser aplicada simultaneamente à compressa fria de argila no pescoço.

O tempo ideal é de 20 minutos, evitando-se qualquer tipo de friagem em seguida. Pode ser feita por vários dias consecutivos.

Máscara fria de argila

Trata-se de uma aplicação que dispensa o pano de linho, pois é feita diretamente na pele do rosto, em camada fina. É excelente no combate da acne, espinhas, cravos, acúmulos de gordura, pele oleosa e rugas, sardas e sinusite. Quem possui a pele seca, deve misturar à argila um pouco de óleo de mamona e, em vez da água para dissolver o pó, usar chá de camomila bem forte. A máscara deve ser aplicada 3 vezes por semana durante vários meses. Antes de aplicá-la, lave o rosto com sabonete neutro, seque a pele e aguarde 30 minutos

Florais de Bach, as Plantas Que Curam

As essências florais foram descobertas por um médico inglês chamado Edward Bach que impulsionou a desvendar a natureza curativa das flores. Através de seus estudos, Dr. Bach concluiu que para obter a cura, as pessoas precisam se apegar a um objetivo, acreditar em um ideal.

À fim de encontrar harmonia interna, Dr. Bach descobriu que as flores podem libertar sentimentos negativos acumulados na alma humana. Através de sua experiência, Dr. Bach detectou as principais emoções negativas que desequilibram e desarmonizam o ser humano: solidão, medo, desespero, indecisão e outros mais.

As essências herbais são utilizadas como instrumento de harmonização das forças da natureza em cumunhão com o organismo humano, levando as pessoas ao completo equilíbrio mental, emocional e espiritual. As essências florais protegem o corpo energético, equilibrando e harmonizando.

São 38 essências florais ao total e uma pessoa pode precisar variar em circunstâncias diferentes.

Os florais agem de forma a remover todas as energias negativas que encobrem nosso ser em estado puro, divino, atuando exatamente sobre os chakras bloqueados, assim transmitindo para as pessoas o padrão vibratório necessário para que elas se rearmonizem. Desta maneira, fazendo com que todas as energias e sentimentos negativos como a angústia, tensão e outras mais se dissolvam, fazendo com que o físico recupere seu equilíbrio natural, tornando-se mais saudável e menos propenso à doenças.


Confira Nossa Grade de Cursos Presenciais e EAD

Cursos Presenciais
http://alquimyamistyka.blogspot.com.br/p/cursos-presenciais-massoterapia.html

Cursos EAD

http://alquimyamistyka.blogspot.com.br/p/contato_23.html

Cromoterapia

A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.

Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como também na India, na Grecia, na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados.

Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais,etc. Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.

A Cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis.

Querer catalogar, classificar as cores, é limitar o poder da luz. Cada cor tem uma infinidade de aplicações, pois elas são utilizadas conjugadas a outras energias que estão além dos sentidos, em outras dimensões. Por isso, eventualmente, pode-se usar determinada cor conseguindo-se determinado efeito e, em circunstância diferente, é preciso usar outra até aparentemente antagônica para conseguir o mesmo efeito.

Para cada pessoa deverá ser feita uma sensibilização diferente, pois a cor deverá combinar com as cores dessa pessoa. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver é a cor errada para determinado momento.

Por exemplo: costuma-se catalogar o azul como uma cor calmante e quando um paciente se queixa de irritação, nervosismo, costuma-se pensar em alguma cor dentro dos tons de azul. Mas esse paciente pode estar muito desenergizado, tentando superar essa falta de energia e ficando irritado por não conseguir o desempenho que gostaria de ter. Nesse caso, sua necessidade poderia ser de uma cor energética como o vermelho ou o laranja, quando então se acalmaria.

O cromoterapeuta deve ter formação e visão holística e a sensibilidade desenvolvida para utilizar as cores da forma adequada, ativando as energias que estão deficitárias, ajudando na recuperação de células doentes e contribuindo na indução a melhores hábitos mentais que se traduzirão em melhoria da ação, dos hábitos e da conduta, levando à harmonização e à saúde integral.

Cada parte do nosso corpo esta estritamente relacionada com as cores do espectro, portanto, dependendo da moléstia, necessitamos tratar essa parte com sua cor vibracional correspondente. Por exemplo: diabetes usamos o amarelo por sua ação reativadora e renovadora.

Cromoterapia é um tratamento terapeutico baseado em cores que podem ajudar a curar moléstias que se apresentam em nosso corpo físico.

O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viverem. Sem luz não há vida e dessa maneira, o homem e a natureza recebem a luz solar e esta se decompõe em sete raios principais que são distribuidos por todos os nossos corpos, físico e energético. Se houver desequilíbrio dessas cores, as doenças refletem-se no nosso corpo físico e adoecemos.

A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, reestabiliza o equilíbrio do organismo, obtendo-se, portanto, a cura. No tratamento Cromoterápico, podemos utilizar várias técnicas como fonte de cura ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e ainda contato com a natureza. As técnicas descritas aqui, podem ser utilizadas no tratamento das moléstias conforme tabela (na opção “tratamento”).

Luz do Espectro Solar

Para essa técnica utilizamos um copo, garrafa, ou recipiente de vidro transparente, e neste, colocamos água potável, envolvendo-o com papel colorido (na cor recomendada conforme tabela de tratamento).

A exposição ao sol deverá ser de, no mínimo, 4 horas, para que a água possa ser carregada com a energia solar refletida pelo papel colorido.
Deverá ser tomado dois copos de água carregada ao dia, sendo um pela manhã em jejum e o outro à noite antes de dormir. A duração desta técnica de tratamento extende-se até a melhora do sintoma.

Essa técnica também pode ser usada com óleo de amêndoas para massagens locais (apenas uso externo).

Luz de Lâmpadas Coloridas

Nessa técnica utilizamos um bastão com bocal para lâmpada, escolhemos uma lâmpada de 25Watts com a cor estabelecida na tabela de tratamento.

Aplicamos em movimentos circulares, sentido horário, numa distância de 5cm da pele. Essa exposição deve ser por um perído de 5 minutos, uma vez ao dia, até o desaparecimento dos sintomas.

- Aplicação da luz azul para problema muscular

- Aplicação de luz amarela para tratamento do fígado

- Luz azul no tratamento das articulações

- Luz verde para infecções

- Alimentação Natural

Como coadjuvante do tratamento, a alimentação natural tem sua devida importância na harmonização do nosso sistema. Para isso, devemos selecionar alimentos que têm sua cor relacionada com o seu tratamento Cromoterápico. Exemplo: se estiver tratando com a cor amarela, procurar ingerir mais alimentos com essa tonalidade.

Mentalização das Cores

Se você tiver uma certa facilidade em visualizar mentalmente as cores do espectro, poderá ser feita essa mentalização no respectivo local ou órgão pelo prazo de 30 segundos duas vezes ao dia.

Contato com a Natureza

Como nosso corpo físico está estritamente ligado ao nosso campo mental, faz-se necessário que esvaziemos a mente do estresse diário para tanto, o contado com a natureza é uma fonte benéfica para a tranquilização da mente e harmonização do corpo.

Significado das Cores


Vermelho: Ativador da circulação e sistema nervoso (não utilizado)

Rosa forte: Age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e eliminador de impurezas no sangue

Rosa: Ativador, acelerador e eleminador de impurezas do sangue

Laranja: Energizador e eliminador de gorduras em áreas localizadas

Amarelo forte: Fortificante do corpo, age em tecidos internos

Amarelo: Reativador, desintegrador de cálculos, purificador do sistema e útil para a pele

Verde forte: anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador

Verde: Energia de limpeza, vaso-dilatador e relaxante dos nervos

Azul forte: Lubrificante das juntas e articulações

Azul: Sedativo, analgésico, regenerador celular dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório

Índigo: Anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea. Limpa as correntes psíquicas

Violeta: Sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauterizador das infecções e inflamações

Reunimos, em uma tabela, os casos de enfermidades mais comuns e sua recomendação de tratamento. Enfermidades e seu tratamento.

MOLÉSTIA COR

- Indigestão, hepatite, icterícia, fígado, vesícula-biliar, pâncreas, rins, intestinos, espinhas e afecções da pele (Amarelo)

- Asma, bronquite e pulmões (Laranja)

- Problemas sanguíneos, feridas, infecções e cistos mamários (Verde)

- Resfriado, sinusite, infecção do ouvido, estresse, tensão nervosa, reumatismo agudo e articulações (Azul forte)

- Inflamação de garganta, tireóide, prisão de ventre e espasmos (Azul)

- Inflamações dos olhos, catarata, glaucoma, cansaço ocular, epistache (sangramento nasal) e nevralgias (Índigo)

- Incontinência urinária e psicoses (Violeta)

Auto Diagnóstico, se Conhecendo um Pouco Melhor

Autodiagnóstico

A linguagem do corpo

Aprenda a observar os sinais transmitidos por seu corpo. Eles revelam como está a sua saúde física e emocional.

Pouco a pouco, o homem moderno foi perdendo a capacidade de conhecer o próprio organismo, desenvolvendo uma dependência cada vez maior do sistema massificante da vida em sociedade. Por isso, quando adoece não sabe por que ficou doente, nem como livrar-se , por si próprio, dos seus problemas. É aí que entra o autodiagnóstico, devolvendo ao homem o poder perdido do autoconhecimento.

O autodiagnóstico nada mais é que uma técnica de avaliação que fazemos de nós mesmos para compreendermos melhor nossa saúde e as condições gerais de equilíbrio. Os meios utilizados são sinais simples e facilmente verificáveis.

O primeiro passo é desenvolver uma rotina, uma disciplina diária de auto-observação dos sinais e das condições apresentadas pelo organismo. É preciso aprender a reconhecer os resultados de hábitos e costumes que prejudicam nossa disposição geral para que possamos modificá-los, estabelecendo assim hábitos mais salutares.

Um alegre despertar

Os primeiros momentos do dia, quando acordamos e sentimos nosso estado geral, são muito importantes para avaliarmos nossa saúde. O estado de disposição no momento de despertar marca a nossa condição global.

O ideal é acordarmos com a sensação de termos recuperado bem as energias durante o sono. Um espreguiçar vigoroso, o corpo leve, vibrátil, percorrido por ondas de bem estar e de prazer são indícios de que estamos bem.

E estar bem é levantar da cama com vontade de vivenciar tudo aquilo que o dia nos reserva, sem maiores preocupações com os problemas que temos para resolver. Um despertar radiante, pleno de vida, com olhar vivo, com o corpo relaxado e a mente cheia de gratidão pela vida são marcas de uma saúde excelente.

A maioria das pessoas, ao contrário, acorda cansada, deprimida, cheia de dores pelo corpo. A sensação é de irritação, energia baixa, desinteresse e desmotivação pela vida. Muitos acordam com vontade de continuar na cama; outros, com a sensação de não terem dormindo. Tudo isso é sinal de má saúde, de que algo não vai bem com o organismo.

Modificando os hábitos

É preciso conhecer as causas desse estado negativo para evitar que os maus hábitos resultem em doenças ainda mais graves. Dentre os hábitos que perturbam nossa disposição geral estão os excessos alimentares, os abusos como corpo, o consumo de bebidas alcoólicas e drogas, o desrespeito aos ciclos e aos horários naturais.

Devem ser evitados também os excessos de trabalho físico ou mental, os desgastes emocionais, as preocupações infundadas, os excessos sexuais, o consumo exagerado de açúcar refinado, de carnes, de gorduras, de alimentos industrializados e de café, entre outros produtos.

As refeições noturnas tardias também não recomendadas para quem quer ter uma noite de sono tranqüilo e reparador, e um alegre e saudável despertar.

Um sinal de boa saúde é a vontade, logo após o acordar, de fazer exercícios físicos, ioga, respiração e meditação, entre outras práticas saudáveis.

A importância do sono

O sono de boa qualidade funciona como importante indicativo de boa saúde. Ele é sempre profundo, restaurador e sem sonhos. O período ideal de sono não deve ser nem escasso nem excessivo, sendo que os grandes adeptos da vida natural dormem em média seis horas por noite.

O sono excessivo leva ao envelhecimento precoce, aos acúmulos, à obesidade e aos distúrbios circulatórios, e é indicativo de excessos cometidos e de hábitos antinaturais, ou mesmo de algumas doenças. Já os sonos curtos demais, a insônia ou o sono agitado e entrecortado apontam para distúrbios nervosos, problemas emocionais, abusos de alimentos e bebidas excitantes, e remédios agressivos. Também podem ser causados por colchões irregulares, magnetismo negativo do solo e locais pouco ventilados.

O ideal é dormir com a cabeça voltada para o norte, de modo a receber corretamente as energias magnéticas do espectro telúrico terrestre, uma vez que este espectro tem uma direção do pólo norte para o pólo sul do planeta. Assim, quando dormimos com a cabeça nessa direção, recebemos o magnetismo terrestre pelo “nosso pólo norte”.




O que o corpo elimina

Aprenda a ler as mensagens do organismo observando as excreções

Uma das melhores de detectar uma boa ou má saúde é observar as excreções do organismo. Prestando atenção às fezes, à urina, ao suor, à menstruação e ao hálito podemos saber se algo não vai bem.

O ser humano tem uma certa aversão às próprias fezes, como se não fossem resíduos de alimentos. Para um bom autodiagnóstico, no entanto, sua observação é fundamental, pois ajuda a conhecer as condições de saúde e corrigir possíveis erros dietéticos.

O ideal é evacuar uma ou duas vezes por dia um volume considerável de fezes, nem líquidas nem sólidas demais, bem moldadas, leves, flutuantes, nem descoradas nem muito escuras. Não devem ter mucosidades, sangue ou pedaços de alimentos mal digeridos. O cheiro deve ser discreto: odores fortes e nauseantes indicam putrefação intestinal e fermentação, excesso de toxinas ou de proteínas animais.

Sugestões valiosas

Para o bom funcionamento dos intestinos, é bom ingerir alimentos ricos em fibras, especialmente cereais, como trigo, arroz, aveia, milho e centeio. A ingestão de frutas, raízes, verduras e tubérculos deve ser incrementada em detrimentos das carnes, dos ovos e laticínios.

A boa mastigação e a ausência ou redução de líquidos às refeições também ajudam. Uma indicação de boa condição intestinal é não se precisar de papel higiênico após a evacuação. O ideal é que se faça a higiene apenas com jatos d’água, pois o papel não é tão “higiênico” quanto se pensa, uma vez que sempre deixa resíduos.

As alterações da urina

A observação da urina sempre foi um importante recurso diagnóstico da medicina de todos os tempos. O aspecto ideal da urina é claro, amarelado, transparente, sem odores e sem sedimentos ou resíduos. Urina com cheiro forte, escura, opaca, carregada de depósitos, indica más condições orgânicas, toxinas na corrente sanguínea, inflamações ou infecções urinárias.

Uma alimentação repleta de produtos como carnes, vísceras, salsichas, embutidos, patês e queijos fermentados prejudica a resistência do organismo e enriquece o sangue de toxinas, o que torna a urina mais densa. O consumo de maior quantidade frutas cítricas, chás diuréticos, cereais integrais e alimentos ricos em clorofila favorece o trabalho de depuração do corpo e torna a urina mais limpa e saudável.

O ideal é urinar três a quatro vezes ao dia, salvo em dias chuvosos. Quando essa freqüência é maior. Não é recomendável ingerir líquidos em excesso. Forçar os rins a funcionar é uma medida anti-natural que deve ser evitada, a não ser em situações médicas específicas.

Respirando corrente

O tipo de respiração que realizamos é uma forma eficiente de conhecer nosso estado geral e nossa condição bioenergética. A respiração dos bebês, ampla, profunda e compassada é o modelo ideal para todas as pessoas.

Mas o padrão respiratório da maioria é a respiração curta, superficial, excessivamente lenta, traduzindo uma condição psicomental e bioenergética anormal. Com isso, a oxigenação orgânica torna-se cada vez mais prejudicada, favorecendo uma infinidade de alterações da saúde.

A neurose, o medo, as angústicas, a ansiedade e outros estados emocionais têm grande influência sobre nosso padrão respiratório, tornando a respiração superficial e limitada. Se a prática do autodiagnóstico nos revelar uma respiração de mau padrão, a solução são os exercícios respiratórios matinais, especialmente as técnicas iogues como o pranayama, por exemplo, que pode ser aprendido nas academias de ioga.

A final, a respiração é uma importante função vital que não pode ser negligenciada.

A postura ideal

Um dos pontos vitais para o autodiagnóstico é a verificação do tipo de postura corporal que habitualmente assumimos. Ela deve ser realizada diante de um espelho grande que possa refletir o corpo inteiro, de preferência sem roupas.

O corpo deve estar bem ereto, mas não rígido; relaxado, mas não flácido; os ombros devem estar na horizontal, o pescoço reto, as pernas esticadas e levemente separadas. Geralmente as pessoas apresentam as costas arqueadas, os ombros desnivelados, os músculos flácidos, a cabeça pendida para um dos lados, os braços um tanto contraídos.

Essas reações relacionam-se com vários tipos de perturbações psicoafetivas e bioenergéticas, que incidem sobre o corpo modificando a sua forma e a sua postura normal e de trabalhos corporais é de grande valia para a recuperação da forma física, bem como as técnicas de psicoterapia bioenergética.

O termômetro da memória

Para a medicina tradicional chinesa, a boa memória é um importante sinal de saúde. Uma memória rápida aponta para uma boa situação do sistema nervoso, significando também um bom padrão bioenergético e uma boa distribuição das forças cósmicas captadas do ambiente.

Quando a memória costuma falhar ou “trair” seu dono, significa que ele não possui boas condições gerais de saúde. A memória é prontamente afetada por excessos, principalmente de álcool, estimulantes, drogas, por tratamentos medicamentosos, anestésicos e por exageros alimentares, especialmente por gorduras saturadas, sal refinado, açúcar branco e seus derivados.

E também por hábitos noturnos de vida, grandes preocupações, tensão nervosa, falta de atividades físicas e por abusos sexuais, entre outros fatores. Tudo isso quer dizer que a memória é um termômetro imediato que aponta para uma boa ou má condição global de saúde. Para melhorá-la não basta fazer exercícios visando a sua estimulação.

É necessário, antes de tudo, regular os hábitos diários e aprender a obedecer o ritmo natural da vida. Como forma de autodiagnóstico, observar e melhorar a memória é uma atividade criativa e muito gratificante.

Adeus ao mau hálito

O mau hálito ou halitose indica sempre uma má condição de saúde e exige providências para sanar suas causas. Ele pode ser provocado por problemas odontológicos, como cáries dentárias, gengivites, focos infecciosos na boca, placas bacterianas e também por outras enfermidades como amigdalites, vegetações adenóides, rinites, sinusites, doenças do fígado e fermentações gástricas.

Para se obter um bom autodiagnóstico basta verificar a qualidade do hálito todas as manhãs, logo ao acordar. O hálito matinal carregado pode ser suavizado com copo de suco puro de maçã.

Comendo e aprendendo

Não se deve confundir gula com bom apetite. A medicina natural considera bom apetite a atração natural por alimentos puros e saudáveis como frutas, verduras, hortaliças, raízes, tubérculos, cereais integrais e tudo aquilo produzido pela terra.

Esses produtos devem ser frescos, suculentos e cheios de vitalidades. Já a atração por alimentos fortemente condimentados, industrializados, sangrentos, por frituras, doces coloridos artificialmente e sabores criados em laboratórios não é sinal de bom apetite.

Ao contrário, trata-se de um apetite anômalo, alterado, prejudicial à saúde em todos os sentidos.

O bom apetite é um excelente indicador de boa saúde. Mas isso não quer dizer que comer em demasia signifique ser saudável. O desgaste provocado pelo apetite exagerado cansa o organismo e causa danos incalculáveis.

Por outro lado, a falta de apetite também é um mau sinal e provoca várias moléstias, embora o organismo, algumas vezes, lance mão do recurso de inibir o apetite visando a uma recuperação ou desintoxicação. Quando isto ocorre, o ideal é não forçar a ingestão de alimentos para “fortalecer” o doente, mas sim respeitar a determinação sábia da natureza e evitar alimentos por um determinado período para permitir o descanso e a depuração do organismo.


Confira Nossa Grade de Cursos Presenciais e EAD

Cursos Presenciais
http://alquimyamistyka.blogspot.com.br/p/cursos-presenciais-massoterapia.html

Cursos EAD

http://alquimyamistyka.blogspot.com.br/p/contato_23.html